Expressões do homem do campo

Expressões do homem do campo

O post de hoje vai especialmente para aquelas pessoas que não estão habituadas com o dia-a-dia no campo. Você sabe explicar do que se trata uma “roçagem”, por exemplo? Se a resposta for NÃO, parabéns! Você acessou a página certa da web. Confira algumas expressões selecionadas pelo Blog da AG Minas:

  1. Topografia: estuda  todos os acidentes geográficos e define sua localização na terra. A topografia influencia diretamente na drenagem das águas e na temperatura ambiente.
  2. Lavração: é a mobilização total do solo, e a profundidade em que é feita depende do tipo de solo e dos trabalhos nele executados anteriormente.
  3. Gradagem: nivelamento do terreno que permite uma distribuição uniforme dos adubos facilitando assim, a  demarcação das covas para o plantio.
  4. Calagem: correção da acidez do sono, elevando o pH e neutralizando os efeitos tóxicos para que haja um melhor aproveitamento dos nutrientes.
  5. Adubação de correção: como o próprio nome diz, é uma correção das possíveis carências nutricionais do solo. Ou seja, recomposição da terra com nutrientes necessários para o crescimento da pastagem.
  6. Adubação de manutenção: tem a finalidade de repor os nutrientes que são exportados em forma de frutos.
  7. Adubação de plantio: colocação de fertilizantes minerais e orgânicos nas covas e misturados na terra, antes de fazer o transplantio das mudas.
  8. Adubação de crescimento: aplicações de fertilizantes minerais no solo.
  9. Adubação de Produção: é colocado adubo na primeira poda de frutificação. Ou seja, nutrientes no solo e forma equilibrada, sempre respeitando as necessidades da vegetação.
  10. Roçagem: consiste na eliminação da vegetação existente. Esta prática pode ser executada manualmente ou com tratores.
  11. Destocamento: retirada dos tocos maiores para facilitar os trabalhos após a roçagem da vegetação. É feita com implementos mais pesados tracionados por tratores e eventualmente por animais.
  12. Roçada ou dessecamento: serviço de corte de mato rasteiro, semelhante à grama, ou maior, como os vários tipos de capim, bem como a poda de arbustos e pequenas árvores, com finalidade estética. A retirada varia de ano para ano e a retirada tem o objetivo de impedir o escoamento de águas pluviais, aumentando assim a possibilidade de ocorrerem alagamentos.

E aí, pronto pra “botar” a mão na massa, ou melhor, na terra? Até o próximo post, pessoal!

Fonte: www.embrapa.br