Sorria! É tempo de chuva

Sorria! É tempo de chuva

Pouco tempo atrás fizemos um post sobre a chuva, ou melhor, a falta dela. Falamos também do clima seco, que era e ainda é a nossa maior preocupação. É que sem a água da chuva não da para viver e muito menos plantar, certo?

Mas agora o papo é outro, o céu está nublado e tudo mudou. Vai ter chuva! Pelo menos é o que esperam os agricultores como o senhor Caiser Teixeira que mora na fazenda El Dourado, a 15km de Governador Valadares, no distrito de Era Nova. Ele conta que por lá já está tudo em ordem para a chegada da chuva, as sementes estão no ponto e tudo quase verdinho. Para ele duas chuvinhas resolvem o problema.

“Por aqui está tudo preparado, tudo plantado só falta chover. Pra mim uma chuvinha ou duas, quem sabe, já é o suficiente pra encher a plantação”, comenta.

Mas desde então, a pergunta é uma só: vai chover muito ou pouco? Para o agricultor a expectativa ainda é pouca apesar da chuva já ter dado o alarme.

“Passamos a maioria do ano em tempo seco. Eu espero a chuva como todos os outros por aqui, mas acredito que deve chover pouco, devido ao tempo seco mesmo”.

De acordo com o Clima Tempo, empresa brasileira de meteorologia, uma frente fria espalha nuvens por toda Minas Gerais, provocando chuva somente no norte do estado. Apesar do céu nublado, na região Leste a chuva vai demorar um pouquinho. Mas há motivo para desespero. Em Governador Valadares, por exemplo, pode chover cerca de 2,1 a 5 milímetros de chuva no final do mês.

Mesmo uma chuvinha ou outra já é motivo de alegria para a plantação, que tanto esperou por este momento. Fim de ano é assim mesmo, chove até Janeiro. É hora de dar frutos! Esse tempo seco não vai atrapalhar a nossa plantação. Afinal, os índios deram conta do recado, não é mesmo? A dança da chuva deu certo.