Recomendações técnicas da AG Minas Sementes
Olá, leitor do blog da AG Minas. Você sabe a importância da armazenagem correta das sementes? Conversamos com o engenheiro agrônomo Vitor Marçal Cunha que esclareceu pra gente essas e outras dúvidas que você pode conferir agora.
- As suas sementes devem ser armazenadas em locais secos e ventilados, de acordo com as normas de espaço entre os lotes e emblocamento sobre estrados. Isso facilita a circulação do ar, evitando o excesso de umidade, além disso, guardar as sementes em embalagens corretas faz com que elas fiquem protegidas de altas temperaturas durante o transporte.
- Faça amostragem de solo e análise, seguindo a recomendação de calagem e adubação quando houver necessidade de aplicar esses insumos, isso deixará o solo apto pra um bom plantio.
- Incorpore a matéria orgânica no solo, aguarde um prazo de decomposição do material, para evitar a fermentação em contato com a semente, o que compromete a germinação. Nesse caso, utilize a matéria orgânica mais “curtida”, isso diminui o risco de danos às sementes. Após este período, nivele o terreno e efetue o plantio.
- Prepare bem o solo e deixe-o em condições ideais de nivelamento para receber as sementes de modo que haja uma uniformidade durante a semeadura e na germinação das sementes.
- Plante no período chuvoso. Isso evitará o risco com veranicos – períodos de estiagem durante a estação chuvosa. Após as primeiras chuvas, ocorre a germinação das sementes, porém, devido a alguma alteração climática, a chuva para e demora alguns dias (em alguns casos, até mesmo semanas!) para chover novamente, isso pode fazer com que aquele semente que havia germinado seja comprometida pela falta d’água.
- Ao plantar gramíneas, posicione as sementes no máximo a 2 cm de profundidade, isso facilita a germinação e faz com que tenha uma uniformidade melhor.
- Recomendamos fazer uma leve compactação no solo após o plantio / semeadura, afim de garantir uma melhor fixação da semente no solo, dessa forma caso ocorra uma chuva mais forte as sementes não sejam desenterradas ou lavadas.
Esperamos que as dicas lhes tenham sido úteis. Até o próximo!
[Esse artigo foi construído sob a orientação do engenheiro agrônomo Vitor Marçal Cunha]